BLOG

5 TÁTICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA DE ENERGIA

Muitas casas que realizam suas atividades diárias acabam por apenas perceber o quanto utilizam de energia excessiva na hora de pagar a conta ao final do mês. É muito importante se conscientizar e economizar na sua conta de luz para conseguir tanto ajudar seu próprio orçamento, quanto o meio ambiente. A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais em voga devido aos grandes danos que tem sido causados pelas atividades excessivas de consumo, e a energia pode ser a principal delas: analise o seu próprio consumo – é possível otimizar enormemente os valores despendidos para a eletricidade. Nesse artigo, você encontrará táticas de fácil aplicação para economizar na sua conta de luz e poder usufruir de melhores hábitos que irão ter um impacto extremamente benéfico em sua vida e na de seus familiares.

Confira 5 táticas simples para economizar na sua conta de luz 

Por termos energia sempre disponível para utilizar qualquer tipo de dispositivo, e até mesmo para vivermos normalmente com iluminação no período da noite, muitas vezes isso acaba se tornando um ato inconsciente, e paramos de prestar atenção nos gastos excessivos que realizamos diariamente, e é aí que entram as táticas para economizar energia na sua casa – na mudança de hábitos.

1 – Certifique-se de que não há gasto involuntário de energia

O primeiro passo para conseguir identificar se há algo de errado com a conta de luz, quando a mesma vem com quantias das quais você não toma conhecimento completo, é checar se, mesmo com todas as aplicações desligadas (luzes, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos), ainda há o consumo.

Se esse for o caso, procure a ajuda de um profissional que poderá avaliar quais são os problemas na estrutura da fiação elétrica para identificar se algum lugar da casa está sofrendo fuga de energia e, consequentemente, aumentando o valor dos gastos na sua conta de luz.

2 – Gerencie corretamente o uso de eletrodomésticos

Ferros de passar: Uma das táticas para economizar na sua conta de luz é juntar o máximo possível de roupas para passar antes de ligar o ferro, pois o consumo do mesmo é alto e a utilização ao menos uma vez por semana pode ajudar a reduzir seus custos.

Computadores: Sempre que não estiver usando computadores ou notebooks, desligue-os e retire da tomada, pois, mesmo desligados, os aparelhos emitem luzes e realizam o consumo de uma quantia que pode fazer diferença no final do mês.

Máquinas de lavar: O mesmo procedimento realizado para economia com o ferro de passar pode ser aplicado na utilização da máquina de lavar roupas – junte o máximo de roupas possível para fazer lavagens que otimizam seu funcionamento, gastando tanto menos água quanto menos energia elétrica.

Secadores de cabelo: Os secadores de cabelo utilizam muita energia elétrica, por isso, certifique-se comprar um modelo econômico para que, principalmente em épocas do ano onde o clima é mais frio, você possa garantir a otimização de seus gastos.

Televisão: Sempre que não estiver usando, desligue a tv e tire da tomada. Não durma com a televisão ligada: os filmes que você não vê ao longo da noite certamente serão cobrados em sua conta de luz.

3 – A iluminação é extremamente importante

Adquira lâmpadas que possuam seu funcionamento mais econômico, como as fluorescentes e as de LED, que além de iluminarem mais ainda gastam menos energia. Use cores claras nos ambientes: será necessário menos iluminação nos mesmos.

Sempre que sair de um cômodo, certifique-se de apagar todas as luzes, e incentive todos de sua casa a fazerem o mesmo para economizar na sua conta de luz. Usar sensores em ambientes como a garagem e no quintal pode fazer com que seja mais fácil gerenciar os gastos no final do mês.

4 – O tempo de banho pode ser uma das principais fontes de gastos excessivos

Converter energia elétrica em calor é uma das principais atividades que fazem com que você não consiga economizar na sua conta de luz de maneira efetiva, pois é uma das que requer mais energia elétrica, por isso, na hora de tomar banho, principalmente nos dias frios, tome banhos mais curtos, de duração máxima em torno de dez minutos.

5 – É daqueles que abrem a geladeira para pensar? Repense

A geladeira consome uma quantidade muito grande de energia, tanto porque utiliza iluminação, quanto porque realiza a refrigeração em um grande espaço. Abrir a porta da geladeira à toa faz com que o ar quente entre, e precise novamente ser resfriado quando você fecha a porta, sendo necessário mais energia.

Seguindo todas as táticas para economizar na sua conta de luz e ensinando toda a sua família a fazer o mesmo, você poderá conseguir cortar gastos significativos e melhorar enormemente o gerenciamento de seu orçamento mensal, adquirindo mais qualidade de vida e sustentabilidade em seu lar.



Se você já seguiu todas as dicas e ainda paga caro na conta de luz nossa última e principal sugestão é a de investir em um sistema de energia solar fotovoltaico.

Com um sistema fotovoltaico você não precisará mais se preocupar com o seu gasto energético, pois estará gerando a própria energia enviando créditos para a concessionária que serão descontados na sua fatura no fim do mês.

Se você quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica entre em contato com uma empresa especializada, como é o caso da Bonö. Com profissionais que poderão tirar suas dúvidas e explicar como funciona o sistema, entre em contato:

  • Tel. Matriz: (43) 3304-2355
  • Tel. Filial Ourinhos: (14) 3026-8323
  • Tel. Filial Primavera do Leste: (66) 99614-1745
  • E-Mail: [email protected]