BLOG

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA

Com a grande expansão das energias renováveis no mundo todo, a energia solar está ganhando muita visibilidade, além de inúmeros adeptos que se beneficiaram dessa fonte de energia. O uso dos raios solares como um recurso de criação energética podem ser classificados em dois tipos mais conhecidos e populares: a energia solar fotovoltaica e térmica. Esses sistemas de energia possuem finalidades diferentes e é o que você irá saber lendo este artigo até o final.

Muitas pessoas confundem a energia fotovoltaica com a térmica, mas cada uma possui uma particularidade e uma finalidade diferente.

A Energia Solar Térmica

Para que serve a Energia Solar Térmica

A energia solar térmica se utiliza do sol para aquecer algum fluído, geralmente são em forma líquida como água e óleos, ou gases, através da captação e absorção dos raios solares, ocasionando dessa maneira seu aquecimento.

A energia solar térmica é normalmente utilizada para produzir água quente nos chuveiros para banhos, aquecimento de ambientes, ou em processos industriais como em aquecimento de gases os quais realizam a secagem de grãos e cereais ou em uso de turbinas.

Como funciona o sistema

Os painéis do aquecimento solar são feitos de alumínio ou cobre em sua maioria, eles são chamados de coletores solares, os mesmos possuem dutos (tubulações) onde o fluído (água ou gás) é aquecido e posteriormente é reunido em um tanque térmico, também chamado de boiler.

Os condutores possuem cores escuras (preto ou azul escuro) para que a cor aumente a absorção de energia de radiação incidente, esquentando o fluído de maneira mais veloz e eficaz. Em sua parte inferior é colocado um isolante térmico (cobertura de vidro), que barra a transferência de energia para o ambiente, impedindo que radiação infravermelha seja transmitida, a agua quando aquecida pode chegar a temperaturas de 60ºC.

Os coletores podem ser classificados enquanto coletor concentrador, que se utiliza de dispositivos para concentrar a radiação solar, ou os coletores planos, que são conhecidos como placas solares. Eles são extremamente eficazes, reduzindo em até 80% o consumo de energia referente ao aquecimento da água.

O que compõe o sistema

Para que esse sistema de energia solar térmica seja construído, é necessário que alguns materiais sejam empregues na sua formulação, eles são: coletores solares, reservatório térmico ou boiler, grupo de circulação, circuito hidráulico, apoio energético com resistência ou aquecedor á gás (conjunto de sistema auxiliar quando somente a radiação não basta) e central de controle.

Os apoios energéticos são usados quando os dias não estão com altas taxas de incidência solar, por esse motivo é necessário o uso de um sistema auxiliar como aquecedor á gás ou resistência, para que o sistema ainda funcione em dias nublados ou chuvosos.

Energia Solar Fotovoltaica

Para que serve a Energia Solar Fotovoltaica

A energia fotovoltaica tem em seu processo de realização, a conversão de energia solar em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas. A radiação solar nesse sistema é convertida diretamente em energia elétrica.

Um sistema fotovoltaico pode ser usado para gerar energia de um imóvel. A energia produzida pelo sistema gera créditos energéticos para a concessionária, que abate o valor na sua conta de energia no final do mês.

A energia gerada abastece toda a rede elétrica do imóvel, fazendo com que o mesmo se torne autossuficiente.

Como funciona o sistema

As células fotovoltaicas geralmente são constituídas de semicondutores, em suas mais diversas variações de silício, são utilizados tradicionalmente 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série para montar um painel solar fotovoltaico.

As células estão carregadas de elétrons que ao se agitarem em cadeias, formam correntes elétricas continuas e posteriomente são enviadas e convertidas em corrente alternada, todo esse trabalho de conversão é realizado pelo inversor de frequência.

A associação de várias células fotovoltaicas em conjunto, ligadas em série ou em paralelo, geram correntes elétricas através das radiações solares.

Para que esse sistema integrado ganhe forma, é necessário que os equipamentos sejam montados adequadamente, também é preciso que as noções de arquitetura sejam utilizadas pelos profissionais para captar as áreas de maiores radiações solares, com o ângulo correto no momento de instalação.

Para isso você precisa entrar em contato com uma empresa especializada no assunto e que faça essa readequação das estruturas do imóvel. Na Bonö nós oferecemos esse serviço e acompanhamos nossos clientes do início ao fim do processo.

Faça seu orçamento em www.bonofotovoltaico.com.br/orçamento.

O que compõe o sistema

Os materiais para sua formulação são: módulo solares ou placas fotovoltaicas, inversor solar, conectores, cabeamentos, estruturas de fixação em base sólida e materiais elétricos padrões.

As tecnologias de placas fotovoltaicas possuem preços significativos, porém sua eficiência a longo prazo é reconhecida, ao trabalhar com energia excedida que pode ser enviada para rede podemos usufruir por um prazo de até 60 meses desses ‘créditos’ gerados, sem maiores preocupações.

Em cinco anos, os preços dos equipamentos dos painéis fotovoltaicos caíram em 80% já que hoje essa energia está sendo difundida e atualizada em diversos países, além da geração de trabalho para a população.

Para que você saiba o valor médio de investimento para um sistema fotovoltaico, basta acessar um simulador solar (www.bonofotovoltaico.com.br/simulacao). Através dele é possível calcular instantaneamente o valor médio do sistema, o tempo de retorno do investimento e a economia proporcionada pelo sistema.

Em suma, as diferenças dessas duas energias de geração solar foram pontuadas e reconhecidas. Agora você já sabe: enquanto o sistema solar térmico é destinado ao aquecimento, a energia solar fotovoltaica tem como objetivo a geração de eletricidade para as casas, empresas, prédios, usinas entre outros. Ambas são formas eficazes de geração de energia renovável através da luz do sol.

Se você se interessou pelo sistema de energia solar fotovoltaica entre em contato com a Bonö. Acesse www.bonofotovoltaico.com.br/orcamento, envie sua fatura e receba um orçamento grátis.

 Consultores especialistas em energia solar irão avaliar a sua fatura e enviar uma proposta ideal para o seu consumo energético, propondo um sistema que irá gerar a energia necessária para abastecer o seu imóvel.

-

Fale Conosco

Comece a produzir sua própria energia!

Energia fotovoltaica do projeto à manutenção.

Tel. Matriz: (43) 3304-2355

Tel. Filial Ourinhos: (14) 3026-8323

Tel. Filial Primavera do Leste: (66) 99614-1745

E-Mail: [email protected]