BLOG

ENERGIA SOLAR: MODA OU TENDÊNCIA?

Uma coisa muito comum de se ouvir hoje em dia é que a energia solar fotovoltaica virou moda no Brasil. Na verdade isso não está certo. Sabe por quê? Descubra agora lendo o artigo na íntegra.

A energia solar começou a se difundir no Brasil em 2012, oferendo aos brasileiros a chance de gerar a própria energia utilizando de uma fonte renovável e não prejudicial ao meio ambiente, proporcionando também a tão sonhada economia na conta de luz.

Desde então o mercado tem ganhado cada vez mais espaço e o produto tem sido cada vez mais conhecido. Os números da energia solar no Brasil apontam esse crescimento.

De acordo com os dados da Absolar, alcançamos 1,2 GW em 2018, com um total de 2,4 GW de capacidade instalada que já está acumulada. Atingimos um recorde de geração de energia no sistema interligado nacional (SIN), sendo 0,9% da oferta de energia elétrica no Brasil originária de fonte solar fotovoltaica.

Os estados brasileiros com maior geração distribuída são Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Mato Grosso e Paraná ocupam 4º e 5º lugar.

Junto a essa evolução da energia solar, a energia elétrica produzida pelas concessionárias tem se tornado cada vez mais cara e com taxas que não param e crescer.

Por isso o discurso da moda em relação a energia solar. Isso na verdade é uma reação do mercado em função das grandes altas da inflação de energia nos últimos anos.

A verdade é que o Brasil é um país muito favorável pra implantação desse tipo de sistema e tem um potencial enorme de crescimento. Temos um vasto território nacional e clima propício com muito sol!

Nos últimos anos com as demandas e com os incentivos fiscais propiciados pelo governo, o custo de implantação da energia solar caiu bastante em leilões de Energia no Mercado Regulado e o valor abaixou consideravelmente.

E hoje nós estamos entre os melhores patamares do mundo para instalação de sistemas fotovoltaicos.

E pra quem não acredita no potencial do crescimento desse setor, a energia solar representa 1,3% da matriz energética brasileira, então ainda temos muito mercado e muita possibilidade nesse segmento que não para de descrer.

A economia de energia também é um dos principais fatores que fazem com que o incentivo à esse método seja fomentado, pois é possível gerar uma economia de até 95% em ambientes comerciais ,residenciais ou rurais a partir da implementação do sistema de energia solar no Brasil.

Os dados apontam para um crescimento da implementação dessa fonte no Brasil principalmente pelas vantagens proporcionadas, e estima-se que até o ano de 2024 mais de 1,2 milhões de brasileiros irão obter sua energia utilizando apenas o sistema fotovoltaico, e essa previsão, se for realizada, tornará o país um dos líderes globais na utilização de energia solar.

Depois de toda essa explicação podemos afirmar que a energia solar é uma tendência de mercado que está cada vez mais em alta e ajudando a beneficiar nosso país.




Se você se interessou pelo sistema de energia solar fotovoltaica entre em contato com a Bonö. Acesse www.bonofotovoltaico.com.br/orcamento, envie sua fatura e receba um orçamento grátis.

 Consultores especialistas em energia solar irão avaliar a sua fatura e enviar uma proposta ideal para o seu consumo energético, propondo um sistema que irá gerar a energia necessária para abastecer o seu imóvel.

-

Fale Conosco

Comece a produzir sua própria energia!

Energia fotovoltaica do projeto à manutenção.

Tel. Matriz: (43) 3304-2355

Tel. Filial Ourinhos: (14) 3026-8323

Tel. Filial Primavera do Leste: (66) 99614-1745

E-Mail: [email protected]