BLOG

Etapas de um projeto de energia solar fotovoltaica na Bonö

usina solar fotovoltaica

Com a crescente competitividade e alta no custo de energia proveniente das concessionárias, a energia solar vem ganhando cada vez mais força e destaque como alternativa para empresas, comércios e propriedades rurais. Para o sistema fotovoltaico se tornar solução e não problema é necessário passar por várias etapas e profissionais. Confira abaixo as etapas simplificadas de um projeto aqui na Bonö.

Etapa 1: Orçamento

Muito mais que apenas uma proposta comercial, nosso time de consultores é capacitado e orientado a realizar toda consultoria de fatura de energia, análise e dimensionamento da solução fotovoltaica e analisando a viabilização de projetos financeiros para trazer as melhores condições técnica-comercial. É necessário entender seu consumo nos últimos 12 meses, através dessa análise é definido a potência capaz de suprir a utilização energética e assim um orçamento é criado.

Etapa 2: Visita técnica

Devido ao padrão de consumo e características dos locais de instalação, cada projeto fotovoltaico é exclusivo e personalizado. Por isso, a segunda etapa trata-se da visita técnica, onde a equipe responsável vai até o local para garantir a melhor instalação dentro das normas exigidas.

Etapa 3: Validação Técnica

Após a visita técnica adquirir as informações necessárias o próximo passo é a validação técnica, nesta etapa são feitas as validações de performance, estrutural e elétrica.

Validação Elétrica: Nesta etapa, analisamos toda a instalação elétrica do cliente, levando possíveis adequações que devem ser feitas, visando garantir a total segurança e conformidade com as normas brasileiras.

Validação Estrutural: A etapa de validação civil se trata da suportabilidade estrutural do imóvel. Para garantir que ele comporte a instalação do sistema fotovoltaico proposto.

Laudo de performance: Junto às validações civil e elétrica é feita uma simulação com o mais conceituado software de análises de sistemas fotovoltaico (PVSyst) do mercado.

Etapa 4: Formalização e assinatura de contrato

Após adequar a proposta final com as soluções, materiais e projeto de instalação firma-se um contrato para que ambas as partes saibam suas responsabilidades e obrigações.

Geração em contrato: Um dos diferenciais da Bonö é que garantimos em contrato a geração do sistema fotovoltaico, para 100% de segurança e garantia do cliente. Desta forma oferecemos a segurança de não ser surpreendido com uma geração de energia diferente da proposta contratada.

Etapa 5: Financiamento

Com todas as validações e o contrato firmado, chegou a hora do financiamento. Como parte do processo consultivo que a Bonö oferece, auxiliamos o cliente a fechar com a linha de financiamento solar que se adeque melhor com a sua realidade.

Etapa 6: Homologação

Faz parte de um projeto de energia solar a aprovação junto à concessionária responsável. Para que seja realizada a instalação é necessário que a documentação seja homologada de acordo com o que cada concessionária exige.

Etapa 7: Instalação do projeto

Chegou a hora de executar tudo que foi projetado. Na Bonö trabalhamos com o Turn-Key 360º, ou seja, toda a interface de execução é de responsabilidade da nossa equipe. O cliente não precisa se preocupar com nada dentro do processo de instalação e entrega de sua usina. Além de contar com três seguros que protegem cliente e empresa: seguro riscos diversos (All-Risk), seguro responsabilidade civil-obras e seguro riscos de engenharia.

Seguro riscos diversos (All-Risk): Cobre danos materiais consequentes de acidente de origem súbita e imprevista, tais como: incêndio, raio, vendaval, granizo, roubo e furto qualificado, que resultem em danos materiais, cobertos pelas condições gerais, particulares e especiais da apólice.

*A depender do valor da usina, local de instalação e perfil do cliente.

Seguro responsabilidade civil: Projetamos como uma empresa que leva confiança e garantia para nossos clientes. Prevendo toda a segurança realizada, sempre de acordo com as normas vigentes. Caso alguma patologia seja constatada e que leve danos ao imóvel ou patrimônio do cliente, este estará assegurado confirme a apólice vigente.

Seguro de risco de engenharia: Cobre acidentes ocorridos durante a execução da obra, abrangendo terceiros, parceiros, empregados e edificações do cliente e de vizinhos.

Etapa 8: Acompanhamento

Após a entrega da usina de acordo com o seu projeto é hora de fazer o acompanhamento para averiguar se a produção está de acordo com o que foi prometido no contrato.

Etapa 9: O&M

Contratado a parte, essa última etapa garante serviços de operação e manutenção de sua usina garantindo alta performance, mais vida útil, redução de perdas e painel de controle. Os serviços abrangem:

Operação:

  • Acompanhamento ativo de geração do sistema e alarmes
  • Acesso a plataforma Bonö
  • Relatório de performance
  • Acompanhamento ativo do saldo de créditos da usina
  • Suporte a concessionária

Manutenção:

  • Limpeza completa dos módulos fotovoltaicos
  • Limpeza dos inversores e componentes elétricos
  • Limpeza do abrigo de inversores e infraestrutura
  • Inspeção visual completa do sistema fotovoltaico
  • Termografia dos quadros elétricos;