BLOG

5 DICAS PARA SE TORNAR EXPERT EM ENERGIA SOLAR

Atualmente, a energia fotovoltaica vem ganhando notoriedade no Brasil – especialmente de dois anos para cá. Isso significa que, com o melhor do uso da energia solar e a queda rápida de seu custo, nossa capacidade de aproveitar a abundância de energia do sol está em alta na hora de investir em economia. A sustentabilidade também é um fator importante a ser apontado ao se falar sobre energia solar fotovoltaica, sendo ela uma forma de usar desse recurso 100% “limpo” ao invés das mais famosas alternativas e que são maléficas para o meio ambiente: o carvão e o petróleo.

A energia solar fotovoltaica funciona ao capturar a energia do sol e transformá-la em eletricidade para sua casa ou empresa. Nosso sol é um reator nuclear natural. Ele libera pequenos pacotes de energia chamados fótons, que viajam rapidamente do sol para a Terra - em cerca de 8,5 minutos.

A todas as horas, fótons em quantidades suficientes atingem nosso planeta para gerar uma quantidade de energia solar que, teoricamente, consegue satisfazer as necessidades energéticas globais por um ano inteiro.

Quais são as cinco dicas que precisam ser sabidas na hora de entender tudo sobre a energia solar fotovoltaica?

Um relatório de 2017 da Agência Internacional de Energia mostra que a energia solar tornou-se a fonte de energia de crescimento mais rápido do mundo - marcando a primeira vez em que o crescimento da energia solar superou o de todos os outros combustíveis.

Nos próximos anos, todos estaremos aproveitando os benefícios da eletricidade gerada pela energia solar fotovoltaica, de uma forma ou de outra. Isso significa que visionários podem apostar desde já no investimento nesse sistema para garantir bons resultados a médio/longo prazo.

Confira dicas do que deve ou não deve ser prioridade na hora de se informar sobre energia solar fotovoltaica, para se tornar um expert no assunto e para aprender a avaliar se ela realmente pode fazer diferença na sua vida financeira:

    1.  Saiba como funcionam os painéis solares: Quando os fótons atingem uma célula solar, eles atingem os elétrons soltos de seus átomos. Se os condutores estiverem unidos aos lados positivo e negativo de uma célula, ele forma um circuito elétrico. Quando os elétrons fluem através desse circuito, eles geram eletricidade. Múltiplas células compõem um painel solar e vários painéis (módulos) podem ser conectados para formar uma matriz solar. Quanto mais painéis você puder implantar, mais energia você gerar
    2. Entenda do que são fabricados os painéis solares: Os painéis solares fotovoltaicos (PV) são compostos por muitas células solares. As células solares são feitas de silício, sendo usados como semicondutores. Eles são construídos intercalando uma camada positiva e uma negativa, que, juntos, criam um campo elétrico, assim como em uma bateria. 
    3. Entenda como os painéis solares geram eletricidade: Os painéis solares produzem corrente contínua (DC). Com isso, os elétrons circulam em uma única direção ao redor de um circuito. Com eletricidade AC (corrente alternada), os elétrons são empurrados e puxados, retornando a direção inicial periodicamente, bem como o cilindro do motor de um carro. 
    4. Descubra a função de um inversor solar: Um inversor solar leva a eletricidade DC da matriz solar a fim de criar eletricidade AC. Os inversores são como os cérebros do sistema de energia solar fotovoltaica. Juntamente com a inversão de DC para a alimentação de CA, eles também fornecem proteção contra falhas do sistema, incluindo as falhas em tensão e corrente em circuitos de CA e DC, na produção de energia e no rastreamento de ponto máximo de potência.Os inversores centrais dominaram a indústria solar desde o início. A introdução de micro inversores é uma das maiores mudanças tecnológicas na indústria fotovoltaica. Os micro inversores são otimizados para cada painel solar individual e não para todo o sistema, como fazem os inversores centrais. Isso permite que todos os painéis solares atinjam seu máximo potencial.
    5. Como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica: Primeiro, a luz solar atinge um painel solar em um telhado, por exemplo. Os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor. O inversor converte a eletricidade de DC para AC, que você pode usar para alimentar sua casa.  

E se eu estiver ausente? Como a energia solar fotovoltaica funciona no período da noite?

No entanto, o que acontece se você não estiver em casa para usar a eletricidade? Será que seus painéis solares estão gerando energia em todos os dias ensolarados? E o que acontece à noite, quando seu sistema solar não está gerando energia em tempo real?

Não se preocupe, você ainda se beneficia através de um sistema chamado "medição de rede". Um sistema fotovoltaico típico ligado à rede, durante o horário de verão máximo, produz frequentemente mais energia do que um usuário precisa, de modo que o excedente de energia é enviado para a rede pública, para usufruir em outro momento por um prazo de até 60 meses.

O usuário obtém uma espécie de “crédito” pelo excedente de energia produzido e pode usar esse crédito para extrair energia da rede convencional à noite ou em dias nublados.

Agora que você conhece quais são os principais conhecimentos necessários para se tornar um expert em energia solar fotovoltaica, invista nessa opção e contribua tanto para sua economia quanto para um mundo mais sustentável.

  • contato@bonofotovoltaico.com.br 
  • www.bonofotovoltaico.com.br/orcamento
  • Londrina (PR) - Rua Anita Garibaldi 25 - (43) 3304-2355
  • Ourinhos (SP) - Av. Horácio Soares de Sá 55 - (14) 3026-8323
  • Primavera do Leste (MT) - Av. Cuiabá 1630 - Sala 4 - (66) 99614-1745