BLOG

A IMPORTÂNCIA DA FATURA DE ENERGIA

É muito comum as pessoas se perguntarem do porque precisam enviar a fatura de energia para receber um orçamento. Nós vamos explicar para você o quão valiosa é a sua conta de luz e principalmente o seu histórico de consumo energético. Somente com ela em mãos é possível te dizermos qual será o valor exato de investimento e o tamanho do projeto. Entenda e espalhe as informações a seguir para todos que você conhece e se interessa por energia solar.

PORQUE A FATURA DE ENERGIA É TÃO IMPORTANTE

Somente com a sua fatura em mãos é possível fazer um orçamento e dizer quantas módulos (placas) fotovoltaicas serão necessárias para a produção de energia do seu imóvel e quantos inversores serão usados.

Além de analisar a fatura, a estrutura e orientação do telhado também são seriamente levados em consideração.

Muita gente acredita que somente com o tamanho da casa, o número de eletrodomésticos utilizados e o número de pessoas que ali vivem será possível dizer qual seria o valor de investimento e o tamanho do sistema.

Apesar de complementarem a análise essas não são as questões mais importantes, o que vale mesmo é o que está descrito na sua conta de luz.

As informações importantes que estão presentes na fatura de energia são: a cidade, o padrão de entrada (se é monofásico, bifásico ou trifásico), o histórico de consumo, o preço do kWh, categoria de tarifação (residencial, rural, industrial) e em casos de fatura industrial a demanda contratada.

Entenda agora o por quê da importância dessas informações:

Cidade: afeta na irradiação que chega no local, de acordo com a cidade a irradiação do sol chega em intensidades diferente e essa informação influencia na hora de dimensionar o sistema.

Padrão de entrada: o padrão de entrada é uma tarifa ''fixa'' que a concessionaria irá cobrar, sendo monofásica e bifásica com dois condutores - 30kWh, bifásicas - 50kWh e trifásicas - 100kWh. Essa tarifa fixa é o valor cobrado de acordo com a resolução 456/2000, que especifica os valores mínimos para cada perfil de unidade.

Categoria de tarifação: muda o preço do kWh, em rural por exemplo, na Copel a tarifação base para rural é R$ 0,52 mas geralmente com algum desconto de imposto, ficando em R$ 0,38 e aqui também temos a questão do fator de simultaneidade que é basicamente o quanto a pessoa consome instantaneamente e o quanto ela injeta na rede e gera crédito, pois, quando resgatamos o crédito temos que pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) sobre a Tarifa do uso do sistema de distribuição (TUSD), por exemplo: No Paraná o ICMS é 29% e o fator de simultaneidade para uma casa é basicamente de 30%, ou seja, 30% é consumido no ato da geração, os outros 70% está em forma de crédito, nesses 70% teríamos que pagar o ICMS, lembrando que a tarifa cobrada é a soma da TUSD + TE (tarifa de energia)

No caso de industriais em alta tensão

• Industrial: Demanda contratada é a potência disponível pela rede da concessionaria no local que , segunda a REN 482/12, é o máximo de potência que podemos instalar no local, por isso a demanda é o limitante de potência em faturas de Alta tensão (*alta tensão geralmente é industrial, porém, não é uma regra)

Consumo ponta e fora ponta: há a diferença no faturamento nas faturas de alta tensão mudando o faturamento e abatimento.

Esses são os itens analisados na sua fatura de energia pelas empresas de energia solar, portanto se você quer receber um orçamento de confiança a empresa sempre pedirá para que envie a fatura, se isso não acontecer desconfie.

Por isso, que ao usar um simulador solar por exemplo, as informações são apenas hipotéticas utilizando um cálculo que te dê um valor médio e não um orçamento personalizado e pensado para as especificações do seu imóvel.

Agora que você já sabe o quanto é importante confiar na empresa de energia solar e enviar a sua fatura, caso se interesse em fazer um orçamento personalizado entre em contato com a Bonö.

Os orçamentos e as propostas são feitas por consultores especialistas em energia solar, que analisam item por item descritos acima além de realizarem uma visita técnica para ter a certeza de que o imóvel possui as condições certas para receber a instalação de um sistema.




Comece a produzir sua própria energia!

Energia fotovoltaica do projeto à manutenção.

Tel. Matriz: (43) 3304-2355

Tel. Filial Ourinhos: (14) 3026-8323

Tel. Filial Primavera do Leste: (66) 99614-1745

E-Mail: contato@bonofotovoltaico.com.br