BLOG

HÁ DESVANTAGENS NO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR?

A dúvida que cresce junto com o interesse por essa opção energética é se existem desvantagens no sistema de energia solar, ou se nele só encontramos benefícios. A probabilidade é de que sim, haja alguma desvantagem. Se pararmos para pensar friamente todas as fontes energéticas têm seus pontos altos e pontos baixos, e dificilmente o mesmo não aconteceria com a energia solar. Mas se existem desvantagens, quais são elas? Será que realmente são relevantes na hora de decidir adotar essa fonte energética, ou não? Bem, é isso que vamos discutir nesse texto! Vem conferir e descobrir a resposta!

Podemos encontrar desvantagens no sistema de energia solar?

De certo modo não dá para dizer que não existem desvantagens no sistema de energia solar. A questão é que essas supostas desvantagens são muito menores que as vantagens que ele oferece, e mais importante: todas elas são de certo modo e em algum grau irrelevantes, se algumas atitudes a respeito forem tomadas como tem que ser.

Para te ajudar a entender o que queremos dizer vamos listar a seguir as 4 principais desvantagens que alegam existir no uso de energia solar, e explicaremos porque elas não são assim tão graves ou preocupantes, de fato!

1 – Quando o clima não favorece se produz pouca energia

Esse é um ponto que é sempre levantado pelas pessoas que não se interessam pelo uso de energia solar, ou acham que os investimentos não se justificam.

Sempre se perguntam como vai ser produzida a energia necessária para abastecer uma casa ou uma empresa em tempos de chuva, ou quando nevar, por exemplo.

Bem, para começar devemos lembrar que estamos no Brasil, e mesmo as cidades mais frias do país dificilmente apresentam condições climáticas tão desfavoráveis.

Ainda assim, mesmo se um lugar for acometido por fortes chuvas por semanas existe um fator que muita gente esquece, mas que é primordial: existem formas de você armazenar a energia solar como por exemplo os créditos energéticos, para poder usá-los justamente nesses momentos que ela não pode ser produzida! Ou seja, não há com o que se preocupar!


2 – Não dá para produzir energia solar a noite

Verdade! A noite o sol vai embora, então não se pode produzir energia solar. A questão é que da mesma forma que explicamos anteriormente o armazenamento da energia já produzida existe para aplacar essa necessidade.

Vale dizer que qualquer sistema de energia solar deve contar com uma estrutura para armazenagem, porque sem isso de fato haverá uma falta de energia para os que adotarem essa opção, cedo ou tarde!


3 – Há a necessidade de se fazer um investimento altíssimo

Essa é uma alegação bastante corriqueira entre os que apontam as desvantagens no sistema de energia solar.

A grande questão é que a aposta em energia solar acaba se revertendo em uma grande economia, chegando a até 95% de abatimento no valor da conta de energia! Logo a sua conta de luz estará zerada ou praticamente, e tudo que você gastou para poder instalar o sistema será pago com o que você não gasta mais com uma das contas boletos que são mais caros em uma residência ou em uma empresa!


4 – Os painéis solares não tem um rendimento tão alto

Isso de fato era uma verdade com a qual as pessoas que apostavam em energia solar tinham que lidar até muito pouco tempo atrás. O que acontecia era que normalmente a estrutura de todo o sistema não conseguia oferecer uma produção grande de energia, de modo que demorava para que uma casa ou um negócio pudessem se manter apenas com essa alternativa energética.

O fato é que nos últimos anos toda a tecnologia fotovoltaica evoluiu muito, de modo que hoje os painéis solares oferecem uma capacidade de captação de raios solares muito maior, o que permite que essa não seja mais uma das desvantagens no sistema de energia solar.

É claro que quando se trata de uma nova tecnologia muita gente vai girar os olhos e vai duvidar dos seus benefícios, e tenderá sempre a buscar malefícios para não evoluir junto com quem quer ir à frente. Seja como for, você pôde perceber com esse artigo que as desvantagens no sistema de energia solar são mínimas e todas elas são contornáveis em algum grau, então se deseja investir faça essa aposta sem medo!

Se você quer apostar na tecnologia da energia solar, entre em contato com uma empresa especializada, fale com a Bonö Fotovoltaico!

  • contato@bonofotovoltaico.com.br
  • www.bonofotovoltaico.com.br/orcamento
  • Londrina (PR) - Rua Anita Garibaldi 25 - (43) 3304-2355
  • Ourinhos (SP) - Av. Horácio Soares de Sá 55 - (14) 3026-8323
  • Primavera do Leste (MT) - Av. Cuiabá 1630 - Sala 4 - (66) 99614-1745