BLOG

O QUE SABER ANTES DE INSTALAR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO

Algumas coisas precisam estar bem esclarecidas antes de instalar o seu sistema fotovoltaico. Tenha certeza de que o seu projeto seja o mais adequado as particularidades do seu imóvel (sombreamento, demanda energética, inclinação e orientação do telhado, estrutura...). Tenha em mente que o seu sistema será único, mesmo que dois proprietários diferentes obtenham o mesmo equipamento e o financiamento da mesma empresa, as particularidades do seu imóvel podem vir a criar diferentes rendimentos de energia solar. Verifique a índole da empresa com a qual contratou os serviços, veja cases de sucesso, acesse as redes sociais e converse com quem já fez a instalação - escolha a equipe certa! Saiba mais lendo o artigo até o final.

Vários fatores estão influenciando pessoas a instalarem um sistema de energia solar em suas casas, direcionando-as a uma adoção cada vez maior do uso de uma energia limpa, de tecnologias melhoradas e da queda nos custos de instalação daqueles que optem por ela.

Como resultado, as pessoas estão passando a se interessar cada vez mais em saber como funciona a energia solar. Acredite, ela é mais do que apenas a conversão de raios de sol em energia! Para compreender tudo sobre ela, o maior incentivo disponível para você é o da economia!

Sim, instalar um sistema de energia solar pode auxiliar e muito na economia com energia elétrica, especialmente ao se tratar de um investimento a médio e longo e prazo. Além disso, outro fator que tem motivado diversas pessoas a contarem com os painéis solares é a questão da sustentabilidade.

O sistema de energia solar é considerado responsável pela geração de uma energia limpa, pura e reutilizável, deixando de lado vilões que estão sempre em alta, como o petróleo e o carvão.

 Analise esse e outros pontos e descubra todo o necessário para instalar um sistema de energia solar na sua casa com consciência.

O que é importante saber antes de instalar um sistema de energia solar na sua residência?

Os seres humanos usaram o sol para aquecer a água por milhares de anos, mas a energia elétrica solar com fins de abastecimento do imóvel, também chamada de energia fotovoltaica ou PV, começou a entrar realmente em vigor em 1950.

Desde então, houveram grandes avanços na tecnologia, o que está ajudando a tornar o uso dos painéis solares tão atraente no dia de hoje. Os painéis solares são módulos constituídos por células, que são posteriormente anexados a um telhado ou local alto que tenha acesso direto do sol.

A equipe de instaladores orientará o sistema para garantir que o módulo tenha acesso à luz solar da forma mais direta possível. Porém, se o telhado de uma casa não tiver a orientação adequada, os módulos podem ser colocados em um quintal por meio de um sistema montado no solo.

Com as crescentes necessidades de se especializar no processo de instalação, as equipes ficam a cada dia mais eficientes na montagem dos painéis, um ponto essencial a ser analisado na hora de instalar um sistema de energia solar.

As instalações, que costumavam levar dias, agora podem ser feitas em apenas algumas horas, uma das razões pelas quais o custo da energia solar caiu nos últimos anos. Saber escolher a equipe certa pode otimizar – e muito – seu processo!

Um inversor leva a energia capturada pelas células do painel solar e as converte de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA). Se você pensar em energia elétrica em termos de movimento de elétrons, as casas (e a rede elétrica) operam em CA porque, nesse padrão, a eletricidade pode viajar por quilômetros sem se perder ao longo do caminho.

 Por outro lado, a CC é muito melhor no armazenamento de energia, e é por isso que as baterias de carros ás utilizam. E em breve, as casas também serão capazes de armazenar sua própria energia solar.

Ainda assim, as casas ainda precisarão de energia CA para extrair uma energia extra e enviá-la para ser reutilizada. Assim, um inversor, que pode converter eletricidade de CC para CA , se faz extremamente necessário para conectar os painéis solares ao sistema elétrico da casa.

Pensar além antes de instalar um sistema de energia solar

Pode parecer apenas um detalhe, mas a qualidade do telhado é muito importante! Este passo deve ser o primeiro a ser analisado, uma vez que a reforma do telhado em junção com a instalação do sistema pode acabar estando fora do orçamento.

Atualmente, existe mais de uma maneira pela qual os proprietários podem adicionar painéis solares à sua propriedade. Um deles é simplesmente comprar uma matriz e instalá-la.

Comprar sua própria matriz solar normalmente envolve um maior investimento inicial, mas também pode ser o caminho mais vantajoso financeiramente falando.

A maioria dos painéis tem uma garantia de cerca de 25 anos e o inversor pode durar mais de 20 anos - o que leva a um ponto muito importante: o telhado é fundamental!

Se seu telhado estiver velho ou desgastando, talvez seja melhor esperar até que ele seja substituído antes de instalar a sua matriz. Afinal, o processo pode ser custoso e demorado, sendo possível escolher diferentes configurações durante a instalação.

Seja qual for a configuração selecionada, lembre-se de que não há duas configurações solares iguais - assim como não existem duas casas idênticas em sua forma final.

Mesmo que dois proprietários diferentes obtenham o mesmo equipamento na hora de instalar um sistema de energia solar e o financiamento da mesma empresa, as sombras e a geografia podem vir a criar diferentes rendimentos de energia solar.