BLOG

QUANTO CUSTA A ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Obviamente, antes da instalação, uma das principais coisas que as pessoas querem saber é o custo do seu novo sistema de energia solar fotovoltaica. Porém, na hora de saber quanto custa a energia solar fotovoltaica, é importante ter em mente que o valor médio varia bastante e depende de diversos fatores, como o tamanho do seu telhado, a eficiência do seu sistema e os componentes principais utilizados.

O sistema de painéis solares é, na verdade, um investimento de médio/longo prazo e que pode poupar dinheiro na sua conta. O custo dos painéis solares tem caído bastante com o tempo e, como na maioria das novas tecnologias, quanto mais desenvolvimento e investimento há, mais o preço tende a cair.

Inclusive, até mesmo a previsão em relação à diminuição do preço depende de uma série de fatores, incluindo: a oferta e demanda de painéis de eletricidade solar, o processo de instalação, as inovações e processos de fabricação presentes no modelo, opções mais econômicas, etc.

A partir da análise desses e de outros pontos, saiba quanto custa a energia solar fotovoltaica e entenda os cálculos básicos a serem feitos para concluir um preço final que esteja de acordo com seu estilo de vida e com suas necessidades.

Afinal, quanto custa a energia solar fotovoltaica?

Existem muitos fatores que influenciam no cálculo do custo do processo, como o tamanho do telhado, a quantidade de células fotovoltaicas usadas e o número de painéis necessários para criar um retorno de investimento credível, que fornece rendimento e que reduz o valor da conta de energia.

Obviamente, o valor também depende de quanto os membros da casa gastam de energia no total ou do gasto da sua empresa ou indústria. É provável que uma família grande use mais energia do que uma casa com apenas um único membro, assim como uma empresa maior que precisa de mais eletricidade para funcionar.

-

- Com esse recurso que produz energia de forma renovável, é possível apostar na produção de energia de forma a ser isento pelo governo de taxas e tributos que envolvem outros meios de energia, como a advinda de combustíveis fósseis. A segunda opção promove até 40% a mais em sua conta de luz só em impostos!

Em termos práticos, uma casa familiar média exigiria um sistema de 3kW a 4kW e, com a aplicação do sistema, se beneficiaria significativamente com as economias resultantes de sua escolha.

Outro fator que influencia diretamente no valor na hora de saber quanto custa a energia solar fotovoltaica é o fato de que a energia solar pode ser “reutilizada”, armazenando em sua grade o que não é aplicado durante o dia para ser usado na parte da noite e em dias com pouco sol.

Isso possibilita que o medidor de consumo da sua casa atue de forma diferente em relação a outras formas de energia, girando, basicamente, “ao contrário” e fazendo com que essa reutilização da energia garanta consequências extremas para sua conta no fim do mês.

Esta escolha exigirá, sim, um investimento a longo prazo, mas ainda assim oferecerá recompensas e conforto a você, além de uma proteção contra o aumento dos custos de energia, garantindo que você possa utilizar o dinheiro economizado em outras áreas de seu dia a dia.

Saiba mais sobre como compreender quanto custa a energia solar fotovoltaica

Na hora de pensar sobre quanto custa a energia solar fotovoltaica e decidir se a aplicação de painéis solares na sua casa é ideal para você, é importante também ter cuidado ao calcular os retornos recebidos por essa escolha sustentável a curto prazo.

Isso é fundamental uma vez que as tecnologias renováveis dependem, em grande parte, do tempo para mostrarem seus potenciais. É importante analisar sua própria renda, entrar em contato com a empresa desejada para iniciar os procedimentos e até mesmo receber ajuda com os cálculos futuros.

Finalmente, na hora de apostar em saber quanto custa a energia solar fotovoltaica, é essencial lembrar que cada espaço terá um orçamento diferente, dependendo do espaço, do equipamento escolhido, das particularidades do imóvel, posicionamento do telhado...

Por isso, é sempre essencial buscar por um orçamento, contatando uma empresa de engenharia especializada em projetos de energia solar fotovoltaica, que tratará desde o dimensionamento, até a pós-venda do produto, passando por soluções financeiras, comissionamentos com a rede, projetos executivos e toda a execução.

Mesmo não sendo possível definir com exatidão qual será o valor gasto no seu projeto, é possível afirmar que pode haver uma economia de até 95% no valor final de sua energia a longo prazo será obtida, seja você um cliente comercial ou residencial.

Agora que você está orientado através de um panorama geral sobre quanto custa a energia solar fotovoltaica, é possível analisar seu caso específico e definir a melhor forma de investir nessa opção em sua residência ou comércio.

Hoje em dia já existem sites de empresa de energia solar com calculadoras que te indicam na hora qual seria o valor aproximado de investimento de acordo com a média de gasto que você tem por mês com energia elétrica.

Clicando aqui você acessa o simulador solar da Bonö e consegue ter uma noção de quanto ficaria o seu sistema, o tempo de retorno de investimento e qual seria a sua economia após a instalação.

Se você já quer um orçamento e uma proposta personalizada com o estudo correto envolvendo todos os fatores e particularidades do seu imóvel, consulte um profissional e tenha boa sorte em seu novo estilo de vida! Acesse www.bonofotovoltaico.com.br/orçamento e solicite uma proposta de investimento.