BLOG

TIPOS DE ENERGIA SOLAR

A energia solar possui grande relevância em vários enfoques diferentes dentro do espectro das energias renováveis, é articulada enquanto uma energia limpa e sustentável, livre de poluentes e possíveis crises energéticas. Existem três principais tipos de energia solar para que o aproveitamento dessa fonte possa ser estendido e conhecido. Dentre esses tipos, o objetivo principal é a transformação de raios solares em geração de energia, essa absorção e transformação podem ser constituídas de maneiras diretas ou indiretas para a obtenção de fontes energéticas.

A maneira acessível para fazer uso da energia solar de modo proveitoso é por meio de lugares que possam beneficiar seu acontecimento e sua potencialização, noções climáticas e de arquitetura podem privilegiar a quem investe nessa energia. É possível refletir quais tipos mais se encaixe na demanda que precisa ser atingida, para que a captação de energia seja total.


Os três tipos de energia solar são: O Sistema de Energia Solar Térmica, Sistema de Energia Solar Fotovoltaica e Sistema de Energia Heliotérmica.
Entenda a seguir como funciona cada um desses tipos de energia solar.

Energia Solar Térmica

Na energia solar térmica, usa-se os raios solares diretamente para aquecer outros meios, em especial a água. Nesses sistemas a energia é captada através dos painéis solares ou placas solares térmicas, chamados em sua maioria como coletores solares. Os sistemas solares térmicos se utilizam dos coletores ou tubos á vácuo para receber ao calor dos raios solares e transferi-lo para a água.

Eles são considerados sistemas mais simples e econômicos, além de mais fácil instalação e montagem comparados aos outros. São utilizados em casas, empresas, indústrias, hotéis, pousadas, negócios envolvidos em aquecimento de água para chuveiros e piscinas, podem produzir água quente para chuveiros, entre muitos outros.

São nacionalmente conhecidos como aquecedores solares, eles podem ser visualizados em telhados de residências que já possuem essa tecnologia de eficiência energética renovável. Em forma de chapas (painéis), os coletores são feitos de alumínio ou cobre e possuem uma tubulação de água na sua parte superior, elas são de coloração escura (preta), já que dessa maneira absorve mais calor produzindo maior capacidade de aproveitamento de energia, aquecendo a água de forma mais rápida, eficiente e efetiva.

Nos dias nublados e chuvosos, em que o surgimento do sol e consequentemente dos raios solares não irão surgir para gerar a quantidade de água aquecida que a residência, apartamento ou empresa necessita, há nos aquecedores solares a opção de resistências elétricas ou um aquecedor á gás para o auxilio do aquecimento da água ser atingido.

Esses aquecedores são grandemente eficazes, reduzindo em mais de 80% o consumo de energia referente ao aquecimento da água, eles possuem ferramentas e materiais que compõe a sua formulação, eles são:

• Coletor solar
• Reservatório térmico (boiler)
• Grupo de circulação
• Circuito hidráulico
• Apoio energético com resistência ou aquecedor á gás (conjunto de sistema auxiliar quando somente a radiação não basta)
• Central de controle.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é um sistema de energia solar que converte os raios solares em energia elétrica diretamente, essa tecnologia está sendo reconhecida e viabilizada a pouco tempo no Brasil, porém existe um progressivo avanço na área de energia solar renovável ligados a área de sistemas fotovoltaicos.

Esse progresso está possibilitando um significativo aumento na capacidade de distribuição de eletricidade ao redor do mundo, concebendo a essa opção sustentável um novo horizonte de escolha, se tornando aos poucos referências viáveis, mais acessíveis e com manutenções mínimas.

As placas ou painéis fotovoltaicos são produzidos com materiais semicondutores de energia, como o silício, quase 80% dos painéis fotovoltaicos do mundo atualmente são feitos em alguma variação de silício.

Cada placa possui muitas células solares constituídas por elétrons. Quando há a incidência do sol sobre elas, os elétrons se agitam em cadeias, gerando uma corrente elétrica continua e convertida em corrente alternada.

Essa conversão se dá a partir do inversor de frequência, após essa conversão pode ser injetada na rede do imóvel.

Para ser utilizada nas residências ou em qualquer lugar que ela atue, as placas fotovoltaicas precisam ser constituídas por materiais e peças específicas em um sistema fotovoltaico. Esse sistema é composto por:
• Módulos fotovoltaico (popularmente conhecidos como placas solares)
• Inversor solar
• Conectores
• Cabeamentos
• Estruturas de fixação em base sólida
• Materiais elétricos padrões

As placas fotovoltaicas podem ser ligadas diretamente na rede elétrica ou ser ligadas á baterias. Elas são instaladas nos telhados da base, ou em lugares que serão articulados para maiores captações de raios solares, produzindo uma significativa redução de custos energéticos.

A redução do valor na conta de energia se dá através da compensação de créditos. O excedente produzido pelo sistema fotovoltaico é descontado na conta de energia em valores.

O abatimento da conta de energia pode chegar até 95% dependendo do tamanho do sistema e do consumo energético do imóvel.
Energia Heliotérmica ou Energia solar concentrada

A energia solar concentrada ou heliotérmica trata-se de uma fonte de energia que funciona através de captações solares por um sistema de espelhos, chamados de concentradores. Eles concentram a energia solar em um único ponto (receptor), que podem ser em forma de tubos á vácuo ou torres.

A tecnologia solar concentrada é usada geralmente para processos industriais, que necessitam de altas temperaturas para geração de energia elétrica. O calor do sol é absorvido e armazenado para ser transformado em energia mecânica e, portanto em eletricidade.



Entre os tipos de energia solar, esses são os que foram desenvolvidos até o presente momento, com muitas pesquisas para serem eficazes, esses sistemas estão cada vez mais em crescimento para se tornar disponível em todos os lugares.

Como é o caso da energia solar fotovoltaica, que hoje ocupa 1,3% da matriz energética brasileira e tem tido um crescimento exponencial no mercado ano a ano e se tornado cada vez mais acessível.

O mercado de energia solar tem crescido cada vez mais e empresas e grandes indústrias tem investido nessa fonte de energia através da luz do sol.

Se você também se interessou por essa alternativa de geração de energia entre em contato com uma empresa especializada em energia solar como a Bonö Fotovoltaico e solicite seu orçamento.


  • contato@bonofotovoltaico.com.br
  • www.bonofotovoltaico.com.br/orcamento
  • Londrina (PR) - Rua Anita Garibaldi 25 - (43) 3304-2355
  • Ourinhos (SP) - Av. Horácio Soares de Sá 55 - (14) 3026-8323
  • Primavera do Leste (MT) - Av. Cuiabá 1630 - Sala 4 - (66) 99614-1745