Na mídia 21/12/2021

A empresa brasileira nasceu em 2016, mas já acumula prêmios e um crescimento exponencial no setor de energia solar fotovoltaica.

Afinal, o que faz uma empresa ser considerada um ótimo lugar para trabalhar?

Embora as respostas possam variar, algumas boas práticas de gestão contribuem para gerar essa percepção. Cada vez mais, aspectos tangíveis como salários e benefícios são considerados elementos básicos, e não como diferenciais. De acordo com a consultoria global Great Place to Work (GPTW), o diferencial está em oferecer uma proposta de valor completa para os profissionais.

A GPTW elabora um ranking anual, onde são listadas as empresas consideradas um “ótimo lugar para trabalhar”, pelos próprios colaboradores. A análise aponta cinco dimensões relevantes para a satisfação do colaborador: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Por conta da repercussão destes rankings, muitos gestores utilizam o GPTW para direcionar suas ações de endomarketing e impactar a cultura organizacional. Inclusive, um dos processos mais favorecidos pelo GPTW é a atração de novos talentos, que veem no selo uma garantia de boa escolha.

Algo interessante pode ser percebido no ranking de empresas que já conquistaram o selo: a presença de várias startups e empresas jovens. Em sua maioria, estas empresas são conhecidas por um estilo de gestão mais informal, crescimento acelerado e ambiente desafiador. Assim, mesmo havendo mudanças constantes na cultura organizacional e tendo processos que nem sempre são claros, estes empreendedores têm grandes conquistas a celebrar, incluindo o GPTW.

Um exemplo disso, é a empresa paranaense Bonö Fotovoltaico, fundada em 2016 na cidade de Londrina por quatro jovens empresários, que viram na energia solar a oportunidade de empreender e atender à crescente demanda do setor. Hoje, a empresa já é considerada a maior do Paraná e uma das maiores do país, e a conquista mais recente foi o selo GPTW.

“Nós chegamos a este resultado através do trabalho coletivo, orientados por uma verdadeira valorização das pessoas, pois elas representam um dos diferenciais estratégicos da Bonö”, explica o diretor executivo, Vitor Ferrari.

Após uma rigorosa avaliação que durou 15 dias, a Bonö Fotovoltaico conquistou um índice de confiança de 91, valor acima da média até mesmo entre as marcas que já conquistaram o selo. De acordo com Joilson Stramandinoli, coordenador de Recursos Humanos, receber o selo de GPTW significa que a Bonö está no caminho certo.

“Sabemos que para manter esta relação de confiança e satisfação, precisamos estar continuamente dialogando com nossos colaboradores, até porque estamos em expansão e nosso time está crescendo rapidamente. Conquistar o selo GPTW, mostra que todos os colaboradores são agentes importantes de transformação, o que nos motiva a manter a busca pela melhoria contínua.”

De acordo com o diretor comercial da Bonö, Marcelo Abuhamad, o selo GPTW ajuda a atrair talentos, porém é preciso manter uma comunicação ativa para garantir que profissionais, em diferentes estágios da carreira, encontrem oportunidade para crescer.

“Hoje, por exemplo, temos mais de 60 vagas abertas para novos consultores comerciais e diversos cargos nos estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O selo GPTW é como uma referência positiva para os possíveis candidatos, nos ajudando a mostrar o quanto estamos comprometidos em proporcionar uma excelente experiência de trabalho”.

Para quem se interessou em fazer parte da equipe da Bonö, saiba mais sobre as oportunidades clique aqui.

Categorias