Em meio a dificuldades na geração e manutenção de empregos, o setor industrial brasileiro é responsável por empregar cerca de 10,3 milhões de trabalhadores. Ele gera mais do que oportunidades de trabalho, também financia cerca de 66,4% da pesquisa e do desenvolvimento nacional e remunera a maior média salarial do país, segundo o Portal da Indústria.
Entretanto, estudos mostram que, mesmo sendo responsável por 23,6% do PIB nacional, a indústria brasileira sofreu grandes déficits econômicos a partir de abril de 2020, devido à Pandemia de Covid-19.
Apesar das dificuldades no setor industrial, como a escassez de matérias-primas, o aumento do custo de produção e o baixo poder de compra do consumidor pela inflação, por exemplo, há sinais de melhorias: a indústria brasileira cresceu 2,2% no segundo trimestre de 2022, devido ao desempenho de 3,1% da atividade de eletricidade e outras.
Pensando numa solução que gere a redução de custos aos industriais, maior possibilidade de consumo aos clientes e sustentabilidade a todos, especialmente ao planeta, nós da Bonö Fotovoltaico te apresentamos a Energia Solar na Indústria. Vamos conhecê-la?
O que é Energia Solar? 🤔
A Energia Solar é a maior e mais segura maneira de se gerar energia elétrica de forma ecológica, sustentável e renovável. Existem vários modelos de Energia Solar, mas o nosso favorito é o de Energia Solar Fotovoltaica!
Na Energia Solar Fotovoltaica, usa-se módulos fotovoltaicos para converter a luz solar em eletricidade. Basicamente funciona da seguinte forma: esses módulos fotovoltaicos — comumente chamados de “placas solares” — são produzidos de materiais semicondutores, como o silício, e sensíveis à luminosidade. Quando a radiação solar atinge os módulos, a eletricidade é produzida.
Mas não é mágica, é ciência.
Foi em 1889, com a descoberta do efeito fotovoltaico, que o físico Alexandre E. Becquerel impulsionou os estudos sobre a base de funcionamento da célula solar.
Saiba mais: Energia Solar: tudo o que você precisa saber
Energia Solar na Indústria ☀️🏭
Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o Brasil é o país que mais utiliza fontes renováveis do mundo para matriz energética, correspondendo a 44,8% da produção total. Isso significa que as fontes de energia utilizadas para gerar energia elétrica e outras atividades, como o abastecimento de carros, por exemplo, se aproximam da metade do consumo nacional.
Já a matriz elétrica representa o conjunto de fontes utilizadas para a geração de eletricidade. Comparada com a matriz energética, em escala nacional, a matriz elétrica é ainda mais renovável, correspondendo a 78,1% da produção total de energia elétrica brasileira.
A Energia Solar é fonte de sustentabilidade tanto nos parâmetros de matriz energética quanto de matriz elétrica, correspondendo a 8,7% e 2,5%, respectivamente. Além disso, o uso da Energia Solar é versátil, podendo ser utilizada em residências, indústrias, comércios e agronegócios.
Porém, quando comparamos a necessidade de energia elétrica de uma indústria a uma residência, por exemplo, a grande diferença está na demanda.
Produzindo energia elétrica 💡
Para manter seus equipamentos em funcionamento, o setor industrial necessita de maior geração de eletricidade e, consequentemente, mais infraestrutura e tecnologia para torná-lo autossuficiente. Logo, a instalação de um projeto fotovoltaico para uma indústria será feito numa escala maior do que a residencial, por exemplo.
Veja: 6 passos para não errar ao contratar uma empresa de Energia Solar
Os módulos fotovoltaicos podem ser instalados em telhados ou em campo aberto, recebendo a maior quantidade possível de radiação solar, pois, no sistema de energia fotovoltaica, quanto maior for a incidência dos raios solares, mais energia elétrica é gerada.
Além disso, a geração de Energia Solar pode ocorrer em dois sistemas:
- Off-Grid: a energia elétrica é armazenada para ser posteriormente utilizada em períodos com pouca ou nenhuma incidência solar — à noite, por exemplo. Este sistema garante o fornecimento contínuo, sendo eficaz contra blackouts ou crises no abastecimento de energia elétrica tradicional.
- On-Grid: a energia elétrica é gerada pelos módulos fotovoltaicos e ligada à rede pública de distribuição de eletricidade. A energia excedente é distribuída a outras instalações, gerando créditos que podem ser convertidos em descontos na conta de energia. Este sistema é muito útil em áreas urbanizadas ou com fácil acesso à rede de distribuição de eletricidade.

Reduzindo os gastos 💸
Atualmente, a indústria brasileira representa cerca de 35% a 40% da energia elétrica nacional, com aproximadamente 573 mil unidades consumidoras.
A energia total investida em refrigeração, iluminação e motores elétricos, por exemplo, beiram mais de 50% dos custos com energia elétrica de uma empresa. E é justamente esses custos que estão entre os três maiores de uma pessoa jurídica.
Reduzir, então, a fatura de energia elétrica é mais do que uma opção para o setor industrial, é uma solução.
A Energia Solar possui baixo custo de manutenção, tendo apenas a necessidade de fiscalização e limpeza dos equipamentos que, aliás, possuem uma vida útil longa de 25 a 40 anos. Mesmo que aparente ser um alto investimento a princípio, o seu retorno financeiro é rápido, com uma média de apenas 4 anos.
Gerando uma corrente do bem 🤝
Quando os gastos excessivos de uma empresa são reduzidos, como a conta de energia, seus custos de produção também são rebaixados, levando à redução do preço de venda. É dessa forma que o consumidor ganha a possibilidade de consumo, aumentando sua aquisição e movimentando o mercado.
Assim, além de ser benéfica à economia, tanto enquanto sistema quanto enquanto redução de custos, a indústria quando aliada à Energia Solar, se torna um contribuinte na preservação do meio ambiente.
Adotando ao Eco ♻️
Ecológica, renovável e sustentável: esta é a Energia Solar. Sua matéria-prima, o Sol, é inesgotável e gratuita, e não depende de recursos naturais que podem ser levados à extinção ou emite poluentes. Mas as vantagens não param por aí!
A demonstração pública da preocupação com o meio ambiente auxilia a imagem do industrial frente ao seu público consumidor. Ou seja, ao investir na Energia Solar e no marketing verde, a credibilidade com os consumidores aumenta, já que muito se cobra sobre posicionamentos ecológicos atualmente.
Além disso, quando há identificação não somente com o seu produto, mas com os valores manifestados por sua marca, clientes passam de consumidores a seus fãs, estreitando a relação de vocês.
Conheça as empresas que já adotaram os serviços da Bonö Fotovoltaico
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn para não perder nenhuma novidade.
Quer agendar um horário com nossos consultores e entender a melhor solução para o seu caso? Acesse aqui!
Bonö Fotovoltaico – Charge it ÖN